A trajetória de Jim Harbaugh no College Football pode ter chegado definitivamente ao fim. O Los Angeles Chargers anunciou, nesta quarta-feira (24), a contratação do treinador para a franquia da Califórnia. Ele substitui Brandon Staley, que teve campanha 5-12 com a equipe em 2023.
Com isso, Jim volta à NFL depois de 10 anos. A última passagem foi curta, mas intensa: ele treinou o San Francisco 49ers entre 2011 e 2014 e conduziu a franquia a três finais de conferência e uma ida a Super Bowl (2012).
Antes e depois dessa passagem, a sua carreira foi toda construída no College Football. Ex-quarterback de Michigan, Harbaugh foi técnico de San Diego (FCS) entre 2004 e 2006 e conduziu o retorno de Stanford ao alto nível entre 2007 e 2010. Após a saída dos 49ers em 2014, retornou ao futebol americano universitário para assumir a sua alma mater com o compromisso de recolocar Michigan no caminho das glórias.
O caminho pelos Wolverines seria marcado por altos e baixos, com campanhas fortes em 2016 e 2018 alternando com temporadas fracas em 2017 e 2019. Em 2020, chegou a ser fortemente cotado a cair do cargo na temporada encurtada daquele ano, onde o time fez campanha 2-4. Uma vitória na prorrogação contra Rutgers e o cancelamento do duelo contra Ohio State seriam decisivos para mantê-lo em Michigan.
A partir de 2021, Michigan passou a ser um programa competitivo e mudaria a sua sina. O time voltaria a derrotar Ohio State e conquistaria três títulos seguidos de Big Ten. Os títulos renderam três idas consecutivas ao College Football Playoff. Em 2021, o time perderia nas semifinais para Georgia. Em 2022, nova derrota na semifinal, agora para TCU.
Fortemente apoiado no slogan “os que ficarem serão campeões”, uma Michigan repleta de veteranos fez uma campanha perfeita em 2023, com uma defesa poderosa e um ataque funcional apoiado no jogo terrestre. Jim Harbaugh ficou de fora por seis jogos por conta de punições devido a investigações sobre possíveis roubos de sinais por parte da sua comissão técnica, mas isso não impediu Michigan de vencer tudo. Nova vitória no clássico sobre Ohio State, título da Big Ten sobre Iowa, vitória na prorrogação nas semifinais contra Alabama e a conquista do título nacional com uma vitória por 34-13 sobre Washington. Foi o primeiro título nacional de Michigan desde 1997 (dividido com Nebraska).
Após o título, Jim havia deixado o futuro em aberto, não comentando exatamente se ficaria no programa. Ele passou a ser entrevistado por franquias da NFL para assumir novos cargos de treinador até ter a sua confirmação oficial pelos Chargers nesta quarta. Harbaugh deixa Michigan com retrospecto de 86-25 (60-17 na Big Ten), com 77,4% de aproveitamento.