A Pac-12 Conference chegou ao prazo-limite de 1º de setembro auto-imposto com a Mountain West sem fechar um acordo sobre o calendário para o futebol americano para o ano de 2025. Com isso, Oregon State e Washington State terão que agendar, por conta própria, pelo menos metade dos seus calendários na modalidade para o ano que vem.
Entre as razões para o não fechamento do acordo, estão o alto valor pago pela conferência para realizar as partidas contra equipes da Mountain West em 2024 e a baixa competitividade do calendário. O acordo fechado no início de 2024 previu um pagamento de 14 milhões de dólares (média de 2,3 milhões de dólares por jogo) das remanescentes da Pac-12 para as equipes da Mountain West que visitarão Oregon State e Washington State – valor considerado acima da média para confrontos externos. O fechamento do acordo ocorreu em um período crítico, com poucas opções remanescentes para as duas faculdades restantes da Pac-12.
Como não são integrantes plenas da Mountain West, nenhuma das duas pode competir pelo título da conferência e nem disputar a vaga ao College Football Playoff como integrante de alguma conferência – o único caminho para ambas é como “independente”. Nas demais modalidades, as duas faculdades fecharam acordo com a West Coast Conference até 2025. Porém, a partir de 2026, a Pac-12 precisa voltar a ter pelo menos 8 integrantes ou perderá o status de conferência de 1ª divisão.
Outra razão para o não fechamento do acordo para 2025 é, segundo fontes, que ambas as faculdades vislumbram possíveis mudanças no cenário do College Football que permitam a elas integrar conferências do Power 4 no futuro. Entre os pontos em aberto no realinhamento, está uma disputa na justiça que envolve faculdades da ACC que buscam se livrar do contrato de direitos de imagem firmado com a conferência até 2036, mais notadamente Florida State e Clemson. Oregon State e Washington State não escondem a prioridade por fazer parte de uma dessas conferências, o que, segundo relatos, teria irritado dirigentes dentro da Mountain West, que reclamam por serem considerados “a última opção” para Beavers e Cougars.
Para o ano que vem, sem incluir um provável confronto direto entre elas, Washington State já fechou acordo para realizar cinco partidas, enquanto Oregon State conseguiu acertar seis – o que é considerado pouco para o momento. O problema reside nos meses de outubro e novembro, quando a imensa maioria das equipes realiza jogos dentro das conferências e fica indisponível para confrontos externos. Para piorar, Notre Dame possui apenas uma data disponível no calendário de 2025 (e é em setembro) e UMass, outra faculdade independente, passará a jogar na MAC a partir do ano que vem, o que diminui a quantidade de opções. Poucas faculdades ainda seguem com datas disponíveis no calendário para o ano que vem.
Entre as possibilidades, estaria a de realizar confrontos contra times da Mountain West de forma separada, sem um acordo direto com a conferência. Isso permitiria às duas equipes realizarem acordos melhores, pagando menos para cada adversário que eventualmente tenha que enfrentar.
One thought on “Pac-12 não renova acordo com Mountain West para calendário em 2025”
Pingback: Pac-12 adiciona 4 equipes da Mountain West para 2026; entenda os motivos - CollegeCast