A espera acabou! (mais ou menos) A partir deste sábado, finalmente teremos a bola voando de maneira oficial em terras estadunidenses. É verdade que serão apenas quatro jogos, onde talvez apenas um seja decentemente praticado, mas já é melhor do que nada.
Essa será a nossa primeira edição do “serviço de jogo”, o guia das semanas do College Football. O que ver? Onde ver? No que ficar de olho? Quem será o próximo presidente dos Estados Unidos? (essa não prometemos responder). Cabe ressaltar que este adm não é tão forte na análise técnica e o foco vai ficar um pouco mais nas observações gerais. Se quiser mais detalhes, vai ter que escutar nossos podcasts.
#10 Florida State vs. Georgia Tech – a abertura do futebol americano universitário… na Irlanda?
Horário: 13 horas (Horário de Brasília)
Local: Aviva Stadium, Dublin, Irlanda
Cotação: Florida State é favorita por 10,5 pontos
Onde acompanhar: Disney+
Sim. Já é uma tradição, inclusive, termos partidas de abertura do College Fooball em solo irlandês. Em 2023, tivemos o duelo da Notre Dame Fighting Irish (os irlandeses brigões, literalmente) contra Navy, que terminou num sonoro 42-3 pro programa independente.
Como os times começam zerados em termos de milhagem, a melhor maneira de expandir o futebol americano para outras terras e fazer viagens longas é justamente no início da temporada (inclusive, tem outro caso que eu vou citar abaixo). E já que o papo é jogo em terras estrangeiras e levando em consideração que teremos o primeiro jogo da NFL no Brasil daqui a alguns dias, cabe a questão: quando teremos um jogo de College Football no Brasil? A América do Sul é o único continente a nunca ter recebido um jogo de futebol americano universitário.
O duelo tende a ser o melhor do final de semana, mas não espere muito equilíbrio. De um lado, temos os Seminoles, atuais campeões da ACC, que reclamam por sua vaga roubada no playoff até hoje e são francos favoritos ao bicampeonato. Do outro, os Yellow Jackets sonham primeiramente em voltar à luz. O time treinado por Brent Key conseguiu uma evolução fantástica ao longo de 2023, foi pra Bowl Season pela primeira vez desde 2018, fez um jogo competitivo contra a rival Georgia e ficou em 4º lugar na ACC ano passado, mas terá que encarar o ataque promissor de Mike Norvell, comandado pelo quarterback ex-Clemson DJ Uiagalelei.
Minha visão: embora mais experiente, não vejo o ataque pro-style de Georgia Tech incomodando tanto uma defesa fortíssima como a de Florida State e só teremos jogo se o ataque dos Seminoles não encaixar. Vale a pena acompanhar porque será literalmente o primeiro jogo da temporada e logo entre dois times do agora Power 4. Pode ser que dê jogo, embora eu não acredite.
Chance de zebra, Pony Express 2 e aviões perdidos
Na sequência à abertura na Irlanda, temos outras três partidas, mas aí nos Estados Unidos mesmo. Às 17 horas, teremos New Mexico recebendo Montana State, da FCS. Um jogo, em tese, nada demais, não fosse o fato de Montana State entrar no jogo como favorita por 13,5 pontos – um caso raro de um time da segunda divisão ser favorito contra um time da primeira.
Mas calma que há explicação. New Mexico fez campanha 4-8 em 2023 e demitiu toda a comissão técnica. Bronco Mendenhall, ex-técnico de BYU e Virginia, assumiu o cargo depois de 2 anos sabáticos. Na dura missão de treinar um dos piores programas da 1ª divisão numa região que praticamente não forma atletas, os Lobos irão encarar uma Montana State ranqueada em #4 na pré-temporada na FCS e considerada uma das candidatas a título nacional na divisão inferior. Sei pouco sobre os times, mas isso foi o que chamou a atenção.
Às 21 horas, Nevada recebe SMU, a nova integrante da ACC. Os Mustangs são amplamente favoritos para o confronto e devem impor um ritmo ofensivo forte. Deve ser um time interessante para assistir em 2024, mais interessante ainda de se ver quando pegar times da sua nova conferência.
Por fim, o jogo da madrugada: à 1 hora da manhã de sábado para domingo, Hawai’i recebe Delaware State, também da FCS. Para além dos horários pouco usuais até pros americanos do continente, o jogo tem outra particularidade: é mais um time da região de Nova Iorque e arredores a viajar milhares de quilômetros pra fazer um jogo extra-conferência. Já tivemos UMass em 2016 e Albany em 2023, só pra ficar em exemplos que me vêm à cabeça agora.
E você sabe qual é a distância de Nova Iorque para Honolulu? Quase 8 mil quilômetros. Isso só pra ida. Se contarmos a volta, dá quase metade de uma volta completa ao redor do planeta.
Não bastasse essa distância continental para fazer um jogo de College Football, Delaware State ainda perdeu o avião! O time teria que fazer uma viagem de 3 horas de Dover, cidade da faculdade, a Nova Iorque para pegar o avião, mas não conseguiu chegar a tempo. Consultando os perfis oficiais da faculdade, não foi possível encontrar nenhuma informação sobre a chegada do time ao Havaí, mas é provável que tenham chegado.
O problema é que a viagem mais tardia certamente vai afetar no desempenho do time, considerando que o Havaí fica a seis fusos horários a menos que em Nova Iorque. Some a isso o fato do time já ser mais fraco e temos os mandantes como favoritos por 40,5 pontos para a partida. Pelo menos vão ser pagos pra apanhar (embora tenham menos tempo pra aproveitar as praias de lá).
Se você tiver insônia e achar um link pra assistir a esse jogo, aproveite pra matar a saudade do futebol americano. No meu caso, é provável que eu acabe dormindo no meio do jogo. Não sei você.